Eclipse

Com 629 páginas, “Eclipse”, o terceiro volume da saga “Luz e Escuridão” recomenda-se. Saiba porquê: ao mesmo tempo que Seattle é assolada por uma série de mortes inexplicáveis e um malicioso vampiro continua a sua busca por vingança, Bella Swan volta a estar rodeada por perigo. No meio de tudo, ela é forçada a escolher entre o seu amor por Edward e a sua amizade com Jacob, sabendo que a sua decisão poderá atiçar a luta intemporal entre vampiro e lobisomem. Com o final do liceu a aproximar-se rapidamente, Bella tem mais uma decisão a tomar: vida ou morte. Mas, qual é qual?
Pontos fortes:
- Uma escrita apelativa, realista e com um toque de humor, descrevendo tão bem as personagens, as situações e os momentos que tudo parece extremamente real.
- O Jacob e o Edward têm participações prolongadas neste livro, ao contrário do que aconteceu nos dois anteriores, onde “desapareciam” durante longos períodos.
- Há muito suspense no enredo, uma vez que estão para acontecer muitas coisas: o fim do liceu aproxima-se e a Bella terá que escolher entre ser imortal e ficar com o Edward ou manter-se com a sua família de vampiros; o melhor amigo de Bella quer mais do que amizade, será que Bella vai escolher entre Jacob e Edward?
- Há um pedido de casamento…
- Ao mundo dos vampiros, a autora acrescenta informação interessante sobre a história e os hábitos dos lobisomens.
Pontos fracos:
- “Eclipse” tem menos “acção” que os seus antecessores – existe a descrição de muitos detalhes, sentimentos, pensamentos, planos… muito informação extra para digerir.
- A personagem principal, Bella Swan, está mais indecisa, mais “mimalha”, mais egoísta, está sempre à espera de ser “salva” pelos homens da sua vida. O seu único objectivo na vida é tornar-se vampira, por isso, não se interessa por mais nada.
- Edward continua a ser descrito como o homem perfeito (talvez excessivamente), continua a dominar Bella e a tratá-la de qualquer maneira…e ela continua a deixar.
- Jacob, que era um rapaz sensível, agradável e “amigo do amigo”, tornou-se num homem desagradável, imaturo e provocador.
- Dos três livros da série, “Eclipse” é o mais fraco.
A nossa votação:
(1 voto)
Tema:
A sua votação: