Abandonada

Abandonada
Ficha Técnica
Autor: 
Anya Peters
Nº de páginas: 
280
Editor: 
Ideias de Ler
Ano de edição: 
2008

Para contar a história desta obra, é necessário contar a história de um blogue, intitulado Wandering Scribe, da autoria de uma sem-abrigo que vivia no seu carro. Aí, a autora (sem nome) contava a dificuldade do seu quotidiano, o que significa ser-se sem-abrigo, rejeitada pela sociedade, ao mesmo tempo que procurava sobreviver com a dignidade possível que um ser humano necessita.

Não tardou até que esse blogue chamasse a atenção da BBC e do New York Times, e daí até conseguir um contrato para a escrita do livro foi um pequeno passo. No livro, agora assinado, Anya Peters conta a história da vida que a levou até ao presente que relata no blogue, com contornos na sua maioria chocantes e com poucos momentos felizes.

Anya, abandonada pela mãe, cresce com os tios, a quem chama “mamã” e “papá”, sem nunca sentir verdadeiramente o amor que qualquer criança merece. Violada pelo tio a partir dos seis anos de idade, cresce num ambiente psicológica e fisicamente violento, até que decide virar as costas ao mundo e perseguir uma vida melhor, nem sempre o conseguindo. O passado que teve, aliado a um orgulho muito próprio, levam a que rejeite qualquer ajuda que lhe seja estendida.

O livro surge como uma história verídica, mas se de facto o é ou não, é algo impossível de saber. Se Anya é uma pessoa ou uma personagem é o tema de um aceso debate na Internet, que dificilmente encontrará uma resposta. Se esta se trata de uma história de ficção, irá inevitavelmente levar à quebra do seu peso emocional, mas se conseguir alhear-se dessa polémica, encontrará em “Abandonada” um livro intenso e comovente, que dificilmente conseguirá largar.

Pontos fortes:

  • História extremamente comovente, capaz de facilmente levar o leitor às lágrimas.
  • Dá uma visão realista do mundo dos sem-abrigo e do seu passado, tantas vezes ignorado.
  • Fornece também uma visão do interior da alma de uma criança que sofreu os piores abusos possíveis.
  • Final surpreendente com a revelação da identidade do verdadeiro pai.
  • Independentemente da veracidade da história, está contado de uma forma bastante realista e poderosa, o que o torna um livro interessante de se ler e difícil de pousar.

Pontos fracos:

  • Será difícil afastar o fantasma da verdade desta história: terá o mesmo peso se for ficção?
  • As opções de vida da autora são no mínimo questionáveis: terá razão para lamentar a sua sorte se rejeitou toda a ajuda que na realidade sempre existiu?
  • O destino do tio constitui uma falha na história, com a autora a afirmar que não sabe se foi de facto preso pelos abusos cometidos, algo inexplicável dada a sua idade.
A nossa votação: 
0
Sem votos
Onde comprar
Tema: 
A sua votação: 

Comentários

eu ao ler este livro fique surpreendida e no qual adorei tive pena de no ter cido so uma simples historia mas sim uma coisa que se passo na vida de alguem que ganho coragem para se abrir perante o mundo pode ser que eu tambem algum dia ganhe coragem para contar tambem a minha historia secalhar nao tao marcante como da anya mas algo que eu nunca vou esquecer para o resto da minha vida algo que ainda mexe muito comigo. obrigado anya pelo teu belo livro e simplesmente parabens pela tua força de vontade de viver e pela tua curagem. beijos de uma amiga que te ademira muito

Começei este fim de semana a ler o livro e estou viciada. De facto uma historia marcante que mexe com os sentimentos de qualquer pessoa. Tal como ela tambem tive um episodio menos feliz na minha vida, embora não tão grave, que tambem ainda não consegui esquecer.Com o livro consegui perceber alguns pontos da minha personalidade.
Desejo as maiores felicidades e muita força!

Vi este livro na feira do livro da minha escola .. Só o primeiro capitulo adorei .. Fiquei pelo segundo .. É lindo este livro.

desde ja digo que adorei de ler este livro o qual apresentei á minha turma como proposta de leitura....uma historia de sobrevivencia...de terror...de uma menina muito especial e corajosa...

adorei...

um grande beijo para esta autora...

Comprei este livro na feira do livro da minha escola do ano passado, devido ao plano de leitura, tive que ler dois livros para a disciplina de Português, contudo no gosto muito de ler e achava muito maçudo. A minha opinião mudou totalmente desde o momento que este livro pelo seu titulo me chamou atenção, compreio e foi o unico livro até hoje que me cativou e o li até ao fim. pE um livro lindissimo apesar de triste. Prende á leitura, pois apenas consegui parar de ler quando acabei. é um livro muito interessante.

É um livro completamente fascinante, tinha-o em cima da minha mezinha cabeceira e nao descansei enquanto nao acaba passei um domingo inteiro a ler o resto que me faltava (capitulo 23 ao fim) adorei mesmo...
É simplesmente lindo e quando se comesa a ler fica a pensar sempre naquilo como é possivel haver vidas como estas????!!!
Eu adorei mesmo...
Não tenho palavras para descrever o quanto....

tenho o livro e acho que a anya era uma menina muito corajosa sendo tratada daquela maneira eu tenho apenas 11 anos e ja leio o livro desde o dia 22 de maio de 2009 acho-o muito interessante e verdadeiramente comovente parabens anya peters !!!

olhem para qem esta a ler este comentario e para qem esta interessado no livro eu apenas digo:ESTE LIVRO E FASCINAMTE.....conta uma historia linda eu ainda nao o li todo vou no capitulo 23 mas tenho a dizer qe quando começei a ler nao conseguia parar qeria sempe saber o qe se ia passar ou como ia acabar o capitulo.....muuito interessante mesmo e um livro cheio de emoçao mas ao mesmo tempo muita tristeza nao sei como é qe ha pessoas neste mundo capazes de fazer tudo o qe o tio de Anya fez e incrivel......

Este livro é perfeito mesmo! Uma historia muito perturbante!Adorei o livro muito bom mesmo!