Clubes de leitura: os melhores amigos dos amantes dos livros

Livros para leitura

Se gosta de ler, o tema interessa-lhe. Um tradicional clube de leitura não é mais do que um conjunto de pessoas que se juntam periodicamente para falar de um determinado livro, escolhido previamente para ser lido por todos os membros. Este encontro revela-se um bom pretexto para fazer uma pequena reunião com pessoas amigas, ou que têm em comum o gosto pela leitura, e que apreciam o debate em torno dos livros que leem.

Clubes de leitura tradicionais e online

Atualmente, já existem clubes de leitura online, que complementam ou substituem a versão tradicional. Este formato perde, no entanto, o contato humano durante as reuniões, mas ganha em variedade cultural – já que, realizando-se na Internet, derruba as barreiras da distância e liga membros que, ao residirem em zonas distantes, têm assim a hipótese de partilhar opiniões com pessoas do mundo inteiro.

Para encontrar clubes de leitura online basta fazer uma pequena pesquisa na Internet, onde encontrará vários sites e blogues pessoais que funcionam como clubes de leitura, bem como sites que são mesmo dedicados ao tema – como, por exemplo, o Clube da Leitura ou o Goodreads.

Se preferir a versão tradicional, a Internet será também uma boa fonte de informação. Como alternativa para encontrar clubes de leitura físicos, passa por perguntar na biblioteca da sua área de residência ou numa livraria local.

Crie o seu próprio clube de leitura

Mas se não encontrou nenhum clube de leitura que lhe agrade, pode sempre optar por criar o seu próprio clube. Criar um clube de leitura é muito simples e, como será você o “presidente”, poderá decidir como quer que ele funcione. Basta para isso que garanta apenas alguns princípios básicos:

  • Deverá decidir se pretende criar um clube de leitura tradicional, ou seja, um clube de leitura presencial, ou se pretende um clube de leitura virtual. Caso não consiga tomar esta decisão, pode sempre optar por uma versão mista – ou seja, um clube que se reúne, por exemplo, uma vez por mês e que, durante esse tempo, motiva a troca de ideias online através de um blog, fórum ou página de Facebook, por exemplo. 
  • Caso opte pelo formato online, terá de construir o seu site, blogue ou mesmo uma página no Facebook, e decidir se esta estará acessível a todos ou apenas às pessoas que já pertencem ao clube.
  • Deverá possuir no mínimo três membros: convide amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos… qualquer pessoa que adore ler e que adore falar sobre os livros que lê!
  • Fazer publicidade na Internet ou mesmo numa biblioteca local será a melhor forma de abrir o clube de leitura à comunidade, se assim o desejar. Este tipo de promoção funcionará particularmente bem se a ideia é criar um clube de leitura exclusivamente virtual.
  • A periodicidade com que se irão reunir e o local onde essa reunião terá lugar é uma decisão a tomar logo no arranque do clube de leitura. Os encontros tanto podem decorrer sempre num local fixo, como ser rotativo entre as casas de cada um dos membros, por exemplo.
  • Deve ter em atenção que o tempo entre reuniões deverá permitir que todos os membros concluam a leitura do livro.
  • Por último, a forma como irão ser escolhidos os livros que serão lidos e analisados também deverá ser um aspeto a decidir logo no início, para que todos os membros saibam como é que o clube irá funcionar. Podem decidir que se irão centrar num autor de cada vez e, que só passam para o autor seguinte quando analisarem todas as suas obras, ou deixar que cada membro escolha, à vez, o próximo livro. De uma lista de livros composta por sugestões de cada um dos membros, também podem fazer uma escolha aleatória e ter uma surpresa todos os meses!
  • Nas reuniões, podem começar por deixar que cada membro do clube de leitura diga o que gostou mais ou menos no livro em destaque nesse mês; cada pessoa pode ler a sua passagem preferida do livro; podem falar sobre o processo de escrita do autor; podem visualizar o filme ao qual o livro deu origem, etc.

Agora é só começar…

Sonde os potenciais interessados, crie um plano de funcionamento do clube de leitura e agende um primeiro encontro, onde se explique como irá funcionar o clube de leitura e se tenha em consideração as sugestões dos restantes potenciais membros. A partir daí, lança-se o primeiro livro a ler e marca-se o primeiro encontro oficial do seu clube de leitura! Já se deixou invadir pela ânsia de começar? Então é só fazer como quando lê um livro: muna-se de boa vontade e dê largas à imaginação!

A sua votação: